(Foto: Ativa FM)
A professora e escritora Tânia Nogueira de Aquino Santos, de 69 anos, está precisando de doação de sangue com urgência. Ela está em tratamento por conta de um problema de saúde. No último dia 12 de fevereiro, Tânia lançou o livro ‘Genecy Mendonça, DODOZINHO, Sua longa estrada’.
Tânia Aquino
Filha do escritor Célio de Souza Aquino, atuou no magistério estadual por 34 anos. A docência sempre foi sua paixão. Por isso cursou Formação de Professores. Especializou-se em alfabetização infantil. Concluiu em 2004 a Licenciatura em História na UNIFLU. Em seguida, fez pós-graduação em “História do Brasil” e Capacitação em Patrimônio Cultural. Seus livros: “O Sanjoanense de sanjoanenses: 60 anos de paixão” e “Genecy Mendonça, Dodozinho, Sua Longa Estrada”. Atualmente, está com três projetos de livros. Tania Aquino possui um imenso acervo de documentos históricos de sua terra natal.
Como doar
O Hemocentro, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: hemohfm@yahoo.com.br. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
Parahybano