
(Foto: Ativa FM)
Nomes dos ilustres sanjoanenses foram dados ao plenário e à Escola Legislativa
A partir de agora, a Escola Legislativa da Câmara de São João da Barra recebe o nome de Alberto Dauaire. Já o plenário da Casa continuará com o nome de Narciza Amália, como era no antigo prédio. Os projetos de resolução que tratam desse assunto, ambos de autoria da presidente da Câmara, Sônia Pereira, foram aprovados na sessão da última terça-feira (01), dando origem às respectivas resoluções 592/2025 e 591/2025, publicadas no Diário Oficial do município da última quarta-feira (02).
Alberto Dauaire – Natural do antigo Sertão de São João da Barra (hoje, município de São Francisco de Itabapoana), Alberto Dauaire nasceu em 1926 e imprimiu seu nome na vida pública por um grande período. Durante as décadas de 1950 e 1960, foi três vezes vereador de São João da Barra. Foi prefeito do município de 1963 a 1966 e sete vezes deputado estadual, de 1966 a 1995. Neste período, também ocupou secretarias de Estado. Encerrou a vida pública em 1995. Alberto é pai do ex-prefeito Betinho Dauaire e avô do deputado estadual, Bruno Dauaire. Faleceu em 2016, aos 89 anos de idade.
Narciza Amália – Nascida em 1852, a poeta sanjoanense Narciza Amália era uma mulher à frente de seu tempo e tornou-se uma das mais importantes mulheres do século XIX. Saiu de SJB aos 11 anos, com seus pais, para morar em Resende (RJ). Publicou sua primeira poesia no jornal sanjoanense O Parahybano, em 1870. Lançou vários livros: “Nebulosas”, “O Romance da Mulher que Amou”, “A Mulher do Século XIX”. Trabalhou em favor da mulher e das causas abolicionistas e republicanas. É, também, considerada a primeira jornalista profissional do Brasil. A ilustre sanjoanense faleceu em 1924.
Fonte: Ascom